Boca Seca

O que eu preciso saber sobre boca seca?

A boca seca - conhecida na área da Saúde como xerostomia - é causada pela diminuição na produção de saliva. Acomete, com intensidade e duração variáveis, um grande número de pessoas e suas causas podem variar consideravelmente. São exemplos de causas:

Por que a saliva é tão importante?

A saliva tem papel importante na formação do bolo alimentar, favorecendo a digestão e a deglutição; proporciona também uma lavagem físico-mecânica, facilitando uma melhor movimentação da língua e dos músculos envolvidos na mastigação; atua na proteção da mucosa da boca; controla a microbiota bucal; estabelece e mantém o pH do meio, atuando no processo de prevenção da cárie dental.

O que é exatamente a saliva?

A saliva apresenta um pH neutro e é composta por 99% de água. A outra parte é constituída por proteínas (enzimas e imunoglobulinas responsáveis pelos anticorpos salivares) e outros compostos como: bicarbonato, sódio, potássio, cálcio, cloreto e flúor.

O que a boca seca pode causar?

Cáries, candidíase (doença fúngica), doenças gengivais e infecções nas glândulas salivares.

Quais são os sintomas?

Em função da falta de saliva, o indivíduo pode ter mau hálito, dificuldades para falar e engolir, intolerância a próteses, dor na língua, perda do paladar e alteração na voz.

Qual o tratamento indicado?

O primeiro passo para o tratamento é o diagnóstico correto: o paciente que perceber os sinais e sintomas associados à boca seca deve procurar o cirurgião-dentista. Os tratamentos variam em função da causa: se a xerostomia tiver origem medicamentosa, o cirurgião-dentista deverá entrar em contato com o médico do paciente para estudar a possibilidade de substituição do medicamento em questão por outro que não afete a produção de saliva. Nos casos de perda irreversível da produção de saliva (radiação, Síndrome de Sjögren, idade avançada e agenesia congênita), existe a possibilidade de minimizar o problema com o uso de saliva artificial manipulada em laboratórios específicos ou o uso de produtos de marcas comerciais conhecidas, além de gomas de mascar sem açúcar e medicamentos que estimulem a salivação, e também com a devida orientação quanto à dieta com proteínas e vitaminas. O paciente com xerostomia, independente da causa, deverá ser acompanhado pelo profissional em intervalos menores que 6 meses para orientação de higiene oral de forma constante, aplicação de flúor e tratamento gengival básico. O paciente deverá manter-se sempre bem hidratado, ingerindo água ou outra bebida sem açúcar e evitar o consumo de bebidas com álcool ou cafeína. Se os lábios estiverem secos, pode ser indicado o uso de lubrificantes à base de vaselina. Durante as refeições, deve-se preferir alimentos moles, úmidos e pouco condimentados. Nos casos onde exista também infecções fúngicas, o profissional poderá indicar bochechos com medicamentos antifúngicos.

Outras Perguntas